sábado, 30 de maio de 2009

Equilíbrio



Ser justo, mas com amor.
Amar, mas sem aprisionar.
Amparar, mas sem fazer pelo outro o que ele deve fazer por si mesmo.
Ajudar, mas sem tirar do outro o direito de escolher seu próprio caminho.

Perdoar, mas sem ser conivente com o mal.
Esquecer o mal, mas sem ser indiferente a ele.
Ser pacífico, mas não passivo diante dos acontecimentos.
Cultivar a não violência, mas sem violentar a si mesmo.

Lutar com coragem, mas aceitar a derrota como parte das experiências da vida.
Ter coragem de enfrentar os próprios limites, mas também de reconhecer as próprias fraquezas.
Servir ao dever, mas sem ser oprimido por ele e sem escravizar-se a coisa alguma.
Viver com prazer, mas não viver em função dele.

Ser simples e humilde, o que não significa andar mal vestido ou descuidar-se de si mesmo.
Conservar puro o coração, o que não significa esconder de si os próprios sentimentos.
Crer em Deus, mas sem atribuir a Ele aquilo que nos compete.
Cultivar a fé, mas sem abdicar da razão.

Caminhar com equilíbrio, eis o nosso maior desafio.
Sem equilíbrio, tombamos sempre ...... para um lado... ... ou para outro.

Amor, Sabedoria , Bondade, Justiça, Sentimento, Fé, Razão, Harmonia
e acima de tudo, DEUS!

Eu tenho um sonho...


(...) Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.


Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.

Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.

Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter.

Eu tenho um sonho hoje! Eu tenho um sonho que um dia, no Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem os lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia no Alabama meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos.

Eu tenho um sonho hoje! Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta.

Esta é nossa esperança. Esta é a fé com que regressarei para o Sul. Com esta fé nós poderemos cortar da montanha do desespero uma pedra de esperança.

Com esta fé nós poderemos transformar as discórdias estridentes de nossa nação em uma bela sinfonia de fraternidade. Com esta fé nós poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, para ir encarcerar juntos, defender liberdade juntos, e quem sabe nós seremos um dia livre. Este será o dia, este será o dia quando todas as crianças de Deus poderão cantar com um novo significado.

"Meu país, doce terra de liberdade, eu te canto. Terra onde meus pais morreram, terra do orgulho dos peregrinos, De qualquer lado da montanha, ouço o sino da liberdade!" (...)

Em todas as montanhas, ouviu o sino da liberdade. E quando isto acontecer, quando nós permitimos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho spiritual negro:

"Livre afinal, livre afinal.

Agradeço ao Deus todo-poderoso, nós somos livres afinal."
"Temos de enfrentar dificuldades, mas isso não me importa, pois eu estive no alto da montanha. Isso não importa. Eu gostaria de viver bastante, como todo o mundo, mas não estou preocupado com isso agora. Só quero cumprir a vontade de Deus, e ele me deixou subir a montanha. Eu olhei de cima e vi a terra prometida. Talvez eu não chegue lá, mas quero que saibam hoje que nós, como povo, teremos uma terra prometida. Por isso estou feliz esta noite. Nada me preocupa, não temo ninguém. Vi com meus olhos a glória da chegada do Senhor".

"Todos os homens são iguais"

"O que me preocupa não é o grito dos violentos. É o silêncio dos bons."

"Por isso estou feliz hoje. Nada me preocupa, não temo ninguém. Vi com meus olhos a chegada do Senhor". Foram as últimas palavras de Martin Luther King.
"Ele lutou com todas as forças para salvar a sociedade de si mesma".
D. Coretta, esposa de Martin Luther King jr.


Caminhos



Por caminhos que trilhei, os meus pés feridos estão
e os ombros tão cansados com o peso da cruz.

E as lágrimas insistem e meu rosto vem molhar.
Só tu, Jesus, querido!É quem pode as enxugar.

Não retires teu espíritodo meu pobre coração!
Se perder tudo na vida sua presença eu terei.

E quando tu voltares com os santos subirei.
Muito além das estrelas eu, então, descansarei.

Não retires teu espíritodo meu pobre coração!
Se perder tudo na vida sua presença eu terei.

Intérprete: Mara Lima
Graças a Deus, que ainda existem hinos onde Jesus é o centro, e não o homem!
Onde o louvor é dedicado à Estrela da Manhã, e nãos às efêmeras 'estrelas' da terra.


LEVANTE-SE E VÁ!


CHEGA, de preguiça, de moleza, de marasmo, de apatia, de imobilidade.


Levante-se e vá!


CHEGA, de planamento, de pesquisa, de sondagens, de teoria, de pós-graduações sem fim.


Levante-se e vá!

CHEGA, de indecisões, de consultas, de espera, de especulações intermináveis, de velo de lã pra lá e pra cá, hora seco, hora molhado....

Levante-se e vá!

CHEGA, de preconceitos, de prevenção, de medo, de suspeitas, de desculpae efarrapadas.

Levante-se e vá!

CHEGA, de cosméticos, de fingimentos, de hipocrisia, de sepulcros caiados de branco, de copos e pratos lavados só por fora.

Levante-se e vá!

CHEGA, de vaidade pessoal, de segurança própria, de orgulho, de presunção tola, de carnalidade, de um EU grande demais.

Levante-se e vá!

CHEGA, de equívocos, de erros, de desvios, de descompromissos, de ficar em cima do muro, de contemporização.

Levante-se e vá!

CHEGA, daquela paz doméstica, que compromete com a paz de Deus!

Levante-se e vá!

CHEGA, de oração, de piedade estática, de choradeira, de revelações, de frenesis, de fé sem obras.

Levante-se e vá!

Levante-se e vá! Agora! Neste instante!

Pois o sol está se pondo. O dia da salvação está terminando. As oportunidades estão passando.O prazo está se aporximando do fim. E você está ficando velha!

Levante-se e vá!

Fonte: ROSA, Antonieta. A mulher cristã e os desafios da liderança, pág. 159

domingo, 24 de maio de 2009

Jovens Fazendo a Diferença




" E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar." ( Daniel 1.8)


Esta passagem da bíblia expressa bem o sentido da palavra "diferença", quando Daniel e seus três amigos ; Hananias, Misael e Azarias, foram levados cativos de Israel para Babilônia. Nesta epóca o império babilônico estava em plena expansão, e esse crescimento era tão intenso que o império não dispunha de número suficiente de babilônios cultos para compor a cúpula governamental.


Quando Deus permitiu a Nabucodonosor a vitória sobre Jeoaquim em 605 a. C., o monarca levou alguns vasos do templo e também alguns escolhidos dentre os princípes e nobres, para torná-los úteis no serviço real. Estes, eram jovens saudáveis de boa aparência e de alto nível cultural. Entre eles estavam Daniel e seus três amigos.
A sociedade babilônica era totalmente pagã, concerteza o ensino que transmitiam a Daniel e aos seus amigos, geralmente contradizia os retos ensinos da palavra de Deus. O alimento que comiam e o vinho que bebiam eram servidos também ao rei, e antes eram dedicados a ídolos. Tomar deste manjar seria desobedecer ao Senhor .


Vemos aí a forte convicção de Daniel (Dn 1.8) em não se contaminar, ele não abriria mão dos valores aprendidos ainda em Israel, ainda que tivesse que pagar com a vida. Mais adiante no capítulo 6 de Daniel, vemos este servo fiel enfrentando a morte por amor ao Senhor.
O amor a Deus e à sua lei estavam de tal modo arraigados em Daniel que mesmo longe de sua família(que poderia orientá-lo) ele premaneceu firme em seu propósito, assim como seus três amigos.


Preferiram se alimentar somente de água e legumes, à entorpecer suas mentes com as abominações oferecidas a eles. E não só na questão alimentar se manteram separados, suas atitudes em outras áreas também eram aprovadas por Deus.
Visto como estes jovens eram esforçados e dedicados, o Senhor os ajudou de uma forma particular, concedendo-lhes conhecimento, inteligência em todas as letras e sabedoria, e a Daniel ,em especial, deu entendimento em toda visão e sonhos(Dn1.17).


Quando eles foram levados ao rei depois de três anos de estudo, em toda matéria de sabedoria e de inteligência, sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais sábios do que todos os magos e astrólogos que havia em todo o seu reino. Foram exaltados, porque foram fiéis ao Senhor.


Esta aí uma ótima lição para os jovens evangélicos de hoje, que pecam muitas vezes por supervalorizar as coisas seculares em detrimento da palavra de Deus. Mais levados pela onda massificadora da sociedade que dita os padrões a serem seguidos, do que à vontade de Deus para suas vidas.
A pergunta que não quer calar: Estamos nós fazendo alguma diferença nestes tempos trabalhasos?


Às vezes observo o comportamento de jovens(não poucos) no seio cristão que na nunca compreenderam o que significa "fazer a diferença para Deus", na realidade muitos nem sabem o real sentido do evangelho.


Daniel e seus amigos tiveram grandes oportunidades de abandonarem suas convicções, de negaram à Deus ( lembremo-nos do fato da fornalha de fogo ardente), mas perseveraram, porque sua fé baseava-se em um relacionamento de amor a Deus e à sua maravilhosa palavra. Mas será que os jovens tem dado esse valor ao Senhor e em especial à sua palavra?
Queremos mais é cantar, 'amamos' um show, 'adoração', 'movimento'...
E a Escola Bíblica Dominical? E os cultos de ensino? E o evangelismo pessoal?
E a leitura diária da bíblia? E a vida de oração?


Conheço jovens completamente analfabetos das verdades bíblicas, levados por qualquer "onda de movimento". Como é possível esperar um avivamento dessa forma? Como fazer diferença nesta situação?
Não estou querendo dizer que sou a 'supercrente', sou jovem , mas lamento a situação, porque também cheguei a ser um dos tais. Porém, o Senhor não leva em conta o tempo da ignorância e nos chama a tomar uma atitude de arrependimento e compromisso.


Que possamos dizer como Daniel, Hananias, Misael e Azarias: Não nos contaminaremos com este mundo perverso!
Vamos fazer a diferença!